sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

23. 84ª Corrida de São Silvestre

Corrida: 84ª Corrida Internacional de São Silvestre
Cidade: São Paulo/SP
Local: Avenida Paulista – Centro nervoso...
Data: 31/12/2008
Número: 8652
Tempo: Bom/Calor
Distância: 15 km
Tempo líquido: 01:12:10 hs
Velocidade Média: 12,47 km/h
Tempo/km: 00:04:49hs
Participantes: 20.000
Colocação geral: 2.317/20.000 (11,59%)
Colocação Categoria: 416/2.160 (19,26%)



O que dizer de uma São Silvestre......apesar de ser a minha 23ª corrida tive a sensação de que foi minha primeira assim como o depoimento do Vanderlei Cordeiro. Desde a viagem até o momento da sirene de largada foi uma adrenalina só..uma sensação ímpar.... fantástica...

Tudo começou na terça a tarde (dia 30), quando meus pais resolveram acompanhar a minha participação na São Silvestre e tive o privilégio de ter toda equipe .. Pai... Mãe.... Irmã e Namorada... No dia 31 saímos de casa às 12:10hs e chegamos em SP às 13:15hs e começamos a procurar algum estacionamento e encontramos com facilidade. Por ironia do destino estacionei o carro num hotel a duas quadras da largada..... nesse Hotel estavam hospedados a elite masculina e feminina ..... é mole??? Até vi os quenianos posando para fotos antes de subirem para a paulista de VAN é claro...... Bom, chegando a Avenida Paulista demos uma volta para ver o movimento, vimos a largada dos deficientes as 15:00hs e ficamos enrolando até dar a hora.

Encontrei com o pessoal da Cidade de Salto e fui cumprimentá-los, afinal são meus amigos e estava certo de ir com eles para SP, mas como a equipe de apoio resolveu ver de perto minha quebra de record fui de carro.. Assim que adentrei a Paulista encontrei um amigo (Fábio) da academia que fazia, cumprimente-o e comecei a aquecer....

Ano passado como era minha primeira SS resolvi sair atrás....pior viagem..... andei praticamente até o km 3 e perdi muito tempo, portanto resolvi sair mais a frente e fiquei do lado da galera pra que quando da largada eu conseguisse adentrar ao tumúltuo e foi o que fiz........ e muitos fizeram isso..... não é justo, porém também não acho justo alguns tomarem toda a avenida com faixas e fantasias e muito menos as pessoas que simplesmente andam logo no começo então...... injusto por injusto..... Assim que tocou a sirene a galera da frente saiu em disparada derrubando a grade,,,entrei no meio da confusão e simplesmente quase fiquei sem o número do peito que ficou dependurado apenas por 1 alfinete......fui correndo e arrumando outros dois, porque o quarto deve estar na paulista até agora... Assim que passei pelo tapete consegui correr quase normalmente...havia um espaço razoável, porém assim que chegamos perto da rua Consolação deu uma bifurcada e diminui um pouco a velocidade mas assim que adentrei nela consegui desenvolver uma velocidade boa.....nem vi o marco do km 1 e muito menos do km 2.......afff.....como ano passado usei a outra pista da consolação onde havia poucos corredores.... havia combinado com a minha irmã e ela ficou sobre o jardim do canteiro central e não deu outra....ela me viu e filmou legal......veja vídeo mais abaixo... até ali era gente saindo pelo ladrão......as pessoas aplaudiam.....outras gritavam.....outras elogiavam.......são coisas que em quase nenhuma corrida acontece com tanta intensidade.....esse é o segredo da São Silvestre... desci a consolação numa velocidade boa e mesmo assim muito me ultrapassaram.......muitos mesmo.....então ao mesmo tempo que queria me controlar pensava que estava devagar e apertava mais...... derrepente ouvi uma mulher gritar vamos...vamos....já foram 3 km´s.....daí ergui a cabeça e vi o marco do km 3....olhei para o relógio......nada mais...nada menos do que 00:12:15.....uma média de 4 minutos e 5 segundos por km.....pensei logo na brigadeiro, então tratei de diminuir o ritmo porém a quantidade de corredores que passavam por mim não me deixaram fazer isso......passei no km 4 com 00:16:25.......no km 5 com 00:20:30.......quando entramos no elevado pudi perceber como aquilo tinha subida...... meu Deus... passei pelo marco do km 6 com 00:25:50...aí sim percebi que ia quebrar..... rsrsrsrs.... mas pensei vou até onde der......qualquer coisa me arrasto...se bem que se arrastar na brigadeiro nem tem como....puta subida do caramba....só fazendo ela cansado pra sentir o drama......bom fui indo...até aí eu tava no lucro.....cada subidinha que tinha lá se ia 50....100 corredores me ultrapassando......tudo bem....nas subidas me lembrava da ceia de natal e das guloseimas....estava quase 3 kilos mais gordo do que já sou nesse dia devido as festas.....mas...... Nem vi o marco do km 7 e fui ver só o km 8 e olhando para o relógio vi exatamente 00:35:00 cravados....imagina se conseguisse manter o ritmo??? Faria em 1 hora e 5 min.........ilusão minha..... nesse km ouvi um cara vindo de trás me dizendo...vamos Sorocaba (pois eu estava com uma camiseta de uma corrida de Sorocaba)....então disse a ele que era de Itu ...ele me apertou a mão desejando um feliz ano novo e simplesmente foi embora...me senti um bosta naquela hora mais tudo bem..rsrsrs....acho que ele era de Votorantin pois estava escrito na camiseta dele atrás......os km´s 9 e 10 também não vi o marco. Passei pelo km 11 com 00:50:50 e no km 12 com 00:55:10.... como tudo que é bom dura pouco comecei a sentir o cansaço e sabia que era exatamente ali que teria que ter forças para encarar a brigadeiro.....olhei ao horizonte(aliás pra cima) e vi aqueles milhares de corredores a minha frente....respirei fundo e fui só no trote alá Andréa......não consegui tirar forças pra mais nada do que um simples trote.....aquela hora senti cada grama dos meus quase 83 kilos de pura gordura.....tentava apertar mais nada.......as pernas queimavam ....ainda bem que a dor da minha coxa esquerda não aumento naquela hora.........passei pelo km 13 e olhei no relógio......01:00:20...pensei..se tudo correr bem...aliás...se tudo trotar bem faço em menos de 01:15 e naquela hora só pensei em manter o ritmo e se contasse bem fui ultrapassado por uns 300 corredores na brigadeiro inteira..... eu procurava desesperadamente aquele último viaduto e nem sombra dele...put´z......pensei estou fudido.....mas comecei a lembrar que aquela era a São Silvestre e que eu deveria ir bem nela e segui em frente até encontrar esse viaduto e sabia que dali até a chegada era exato 1 km....olhei para o relógio e o tempo havia subido muito...01:08:00....segui em frente quando observei os corredores dando aquela quebrada à direita...então animei e apertei o passo........entrei na Paulista e tirei forças de onde não tinha ultrapassando quase....quase....quase...uns 5% dos que me ultrapassaram na brigadeiro...rsrsrs....tipo uns 15 a 20..... Como havia planejado fiz em 01:12:10 batendo meu record diminuindo meu tempo em mais de 15%...se manter essa linha em 2009 farei em 01:05 e em 2010 um sub-1 hora...acho muito mas sonhar não custa nada né???? se bem que acho meio difícil...mas....
Assim que cruzei a linha de chegada procurei um canto das grades vago para me encostar e respirar...agachei e quando me levantei me senti meio atordoado.....rsrsrs...mais ainda.....lokura total.....fiquei ali por uns 2 minutos e logo me senti bem....comecei a caminhar quando vi um cara com a mesma camiseta que eu estava, então logo o reconheci e fui falar com ele...perguntei....vc é de itu né??? ele disse sim.....vc mora na vila progresso né??? ele disse sim...daí falei que morava vizinho dele e sempre o via correndo por lá...o cara se chama Toninho e estava esperando um amigo dele chegar....ele disse que fez em 55 minutos e eu acredito pois o cara corre muito...ele corre na rodovia...com uma sacolinha nas costas......o cara pelo visto é fera e me convidou para dar um chego na casa dele pra gente trocar umas idéias e preparar uns treinos...pronto...arrumei com quem treinar, porém se eu acompanhar ele logo logo são os quenianos que vão mijar, porque se do jeito que eu corro já tem brasileiro desistindo das corridas, imagina se pegar pra valer mesmo??? O cara foi muito gentil comigo e com certeza vou procurá-lo para treinar.
O pior estava por acontecer...quando encontrei a equipe de apoio sentei no canteiro central da avenida e tirei o tênis quando um ser (corredor) parou e começou a falar comigo do nada.....cara vc tem que fazer o seguinte....vou te dar umas dicas.....treine todo dia cara....não coma muita massa, macarrão..pão....coma mais frutas verduras e legumes.....corra pelo menos 40 minutos todos os dias......o negócio é quantidade de treino.......eu corro 130km por semana cara….... eu fiquei entre os 100 melhores na são silvestre em 2007...e em quinto na minha categoria.....deu maior moral em mim sem eu ter perguntando nada...será que eu estou com cara de que corro mal pra caramba para o cara falar tudo isso??? Rsrsrsrs... ele disse que se eu fizer isso em menos de 3 meses queimo tudo isso....tudo isso o que??? ele disse que é água......caramba...e eu achando que era pura gordura minha barriga só agora depois de 34 anos descobri que é água.....siplesmente água.....nossa...quando o cara foi embora foi só risada pois todos da minha família são gordinhos e começaram a dizer que era água e tal o que cada um tem...meu Deus.....nessa SS dá de tudo mesmo..e o cara pelo que vi era consciente....rsrsrs....
Eu não sei o que acontece, mas acho que o Franck Caldeira está com medo de mim ou algo assim, pois desde 2006 (quando ele venceu) não consegue terminar a prova....em 2007 quando participei ele não agüentou e parou no km 10 por cansaço......esse ano ele disse que estava preparado e tal e no km 10 parou de novo.......poxa se alguém conhece ele fala que não é pra ficar com medo de mim não......sei lá o que ele deve ter pensando...tipo preocupado achando que eu ia alcançar ele ou coisa assim......se ele descobrir que as duas que participei coincidiram com as duas que ele desistiu ele não vai gostar nada nada...... rsrsrsrs..... pelo menos bóto medo nos cara........ será que ele viu eu com quenianos no hotel e se assustou?? Sei lá...quem sabe ano que vem ele chega na minha frente pois 2007 e 2008 ele não teve chances comigo.....ele está devendo 10km.....5 de cada corrida.....rsrsrsrs...
Outro que não está mais dando pro cheiro é o João Grandão de Sorocaba....o cara fez em 01:25:00...... pra quem me ultrapassava em todas as corridas ele anda mal das pernas.....rsrsrs..
Hoje não consigo andar de tanto que dói minha perna esquerda, devido a uma lesão na coxa que tive a uns 10 dias atrás que se agravou com a corrida, mas por outro lado me sinto realizado em ter participado de uma corrida como essa.....com a participação de meus familiares e pelo fato de rever alguns amigos e conhecer outros....fantástico.......eu sei que era 23:50hs do dia 31 lá estava eu no site da São Silvestre vendo tempos, colocação e notícias sobre a corrida......muito feliz mesmo.
Porém tenho uma notícia muito triste para dar...essa foi minha última corrida oficial.....minha última corrida pra valer......minha última postagem nesse blog.......no ano de 2008 é claro....rsrsrsrsrs... faltam 364 dias para a São Silvestre 2009......vou parar poraqui pois preciso treinar....


Natal.......feliz ano novo.....


Será que esse cara é Corintiano???


Antes da corrida na Paulista



Antes da corrida ainda...

mais.....equipe....de apoio..

Geral....

Largada feminino....



mais elite feminina


Video da Elite - Masculino... clique para ver


Largada - Masculino..

















Olha eu na Consolação....só alegria.....a 15km/h - clique para ver


Eu tinha acabado de chegar...cara de loko mano..
Olha essa entaum....tava ou não dopado...cara de pingaiada...


Eu com a equipe de apoio depois da corrida...

Eu e ela......ela e eu.....essa foi difícil de ser conquistada heim...



Eu e elas...elas e eu....essas foram difícies de serem conquistadas heim...!!!

mais equipe de apoio......

A caminho de mais uma ceia de ano novo....muita água....rsrsrs

4 comentários:

G.M. disse...

Jerdal,
Parabéns pelo seu recorde, um tempo excelente.
Congratulações !
Espero que se recupere muito brevemente da pequena contusão que você relatou.
Grato,
Ass.: Guilherme.

Unknown disse...

Grande Jerdal !

Parabéns, meu camarada ! Mandou muito bem. Melhorou bastante o tempo do ano passado e fez uma ótima corrida. Pode acreditar, que esse sub-1 hora é só questão de umas gotas d'água a menos.

Em fevereiro estamos por aí, ok ?

Abraço, boas férias e, no retorno, ótimas corridas em 2009.

Fábio

Anônimo disse...

JERDAL PARABÉNS PELA CORRIDA, LINDA CHEGADA HEIN! RS..

Anônimo disse...

E AI FILHO.. VC ESTAVA MUITO CHIQUE NESSA CORRIDA HEIN? PARABÉNS.. VC ESTÁ MELHORANDO A CADA DIA...
BOAS FÉRIAS...EQUIPE I (CCO).