segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

22. 6ª Etapa Circuito das praias - Guarujá

Corrida: 6ª Etapa Circuito das praias
Cidade: Guarujá/SP
Local: Praia/beira-mar em frente a antiga Mistral
Data: 07/12/2008
Número: 322
Tempo: Bom/Calor
Distância: 10 km – na verdade 9,6km
Tempo líquido: 00:40:38 hs
Velocidade Média: 14,17 km/h
Tempo/km: 00:04:14hs
Participantes: 600
Colocação geral – 10km : 92/353 (26,06%)
Colocação Categoria: 20/60 (33,33%)
Por isso que eu sempre digo....às vezes combinamos tanto e as coisas não dão certo como prevemos...porém às vezes dão tão certo que até acreditamos em destino de corredores.....
Saímos de Praia Grande às 06:30....cortei São Vicente e ao chegar em Santos tive que cortar por dentro pois a avenida da praia estava fechada para uma competição de Triathlon ....até aí tudo bem se não tivesse me deparado com uma lombada eletrônica cuja velocidade máximo no local era de 40km/h e quando fui ver estava marcando 53 no digital da lombada.........multa na certa....fui atrás disso hoje mas é aquela história...15 dias pra cair no sistema e tal...vamos ver se vai chegar alguma multa...conclusão.... corrida já saiu cara.....beleza....pegamos a balsa e quando estávamos saindo dela com quem encontramos na mesma balsa?? O resto da equipe Matungo....Marildo, esposa e Patrícia e outro carro com o Clayton com noiva....put´z......se tivesse combinado com certeza não daria certo......chegamos no local da corrida, pegamos o kit, tiramos algumas fotos e fomos para o sacrifício...(muito bom esse sacrifico)..rsrs.....antes da corrida encontrei com o pessoal de Salto e fiz uns trotes para dar aquela aquecida básica...


Essa corrida no Guarujá foi a última etapa do circuito das praias (num total de 6) e pra variar foi um pouco mal organizada começando com a largada sem passagem pelo tapete que, além de não ter se quer uma faixa para contenção dos corredores, ainda por cima o percurso não teve 10 km e sim 9,6km fazendo com que quase todos que estavam por lá baixassem de 1 a 2 minutos seus tempos, o que não foi diferente de mim.. Outro ponto triste foi a ausência da Andréa na corrida haja vista que está sentindo fortes dores na canela....vai passar em outro ortopedista essa semana para verificar o que pode ser feito....mas ano que vêm ela estará pronta para as corridas com certeza....

Vamos a corrida:

O ano está acabando e eu ainda não aprendi certas técnicas de corrida.....se passaram quase 15 meses da minha primeira corrida e eu insisto no mesmo erro: sair forte e quebrar literalmente a ponto de quase me acabar para cruzar a linha de chegada. Sai forte com a pelotão (conforme vídeo) e cheguei a passar na placa de 1 km com 02:35, porém como saímos da praia perdemos cerca de 400 metros justificando tal feito. Quando passei pelo marco do km 1 estava em 20º colocação mais ou menos e daí pude perceber o quanto estava forte e comecei devagar a perder o ritmo (claro) e comecei a ser ultrapassado por alguns muitos corredores.......passava dois..mais dois...mais três e assim foi e pelos meus cálculos fui ultrapassado por uns 40. Não havia o marco do km 2, porém passei no marco do km 3 com 11:40 o que seria uma boa média o que na verdade era 2,6km devido a perde de 400 metros do começo. Passando pelo km 4 estava eu totalmente cansado......puxando o ar de toda a praia.;...as pernas queimando...queimava muito...acho que foi de tanto “ácido lácteo” (como disse a Andréa outro dia num papo de corredor que tivemos....ela comentou que o professor da academia foi treinar mas começou muito rápido aumentando muito o “ácido lácteo” dos músculos... kkkkkkkkkkk.... só faltava dizer que era em pó.....) mas tudo bem....deixando o ácido lácteo de lado pensei naquele instante em completar a primeira volta de 5 km e parar pois bateu um cansaço nas pernas muito forte.....o espírito de GM bateu legal naquela hora porém comecei a lembrar de que minha família havia ido até lá só para me ver correndo, então resolvi levar no trote até o final e foi o que fiz.. encaixei um ritmo bom e ao cruzar o pórtico de chegada da primeira volta encontrei minha mãe e minha irmã tirando fotos e um grito da Andréa dizendo que era pra eu continuar que eu estava num tempo bom e realmente estava pois cruzei com 20:15 o que na verdade era até ali 4,6km e não 5. Fiz o retorno afundando o pé na areia e cai na praia de novo... e assim foi...e cada posto era dois copos de água na cabeça pois o calor estava forte demais......no último retorno (7,5km) de tão cansado que estava levei mais uns 3 corredores comigo por fora da faixa de indicação..só vi os staff´s gritando..é por dentro...é por dentro....kkkkkkkkkk......daí percebi que estava fora da pista...estava me sentindo uma carta fora do baralho mesmo.....perdi ali uns 5 segundos até parar e passar por baixo da faixa e voltar para dentro do batedouro para passar sobre o tapete de marcação que havia ali....foi só risada..o que não faz o cansaço né??? passei no marco do km 8 e olhei no relógio (00:32:30)...pensei...se apertar um pouquinho chegarei bem e foi que fiz, porém não contava que muitos que estavam atrás de mim fariam o mesmo e fui ultrapassado por mais uns 6 corredores..... inclusive 1 corredora (3ª colocada do feminino).. consegui tirar forças e acompanhar aquele grupo por todo último km cruzando com um tempo record...de 00:40:38, mas se levar em conta a falta de 400 metros ainda não chegou a hora da quebra de record........quem sabe ano que vem pois esse ano pretendo correr apenas a SS agora.

Gostaria de parabenizar o corredor Clayton da equipe Matungo pela 5ª colocação por categoria...é a equipe Matungo mostrando o porquê veio.....

Depois da corrida dei aquela entrada básica no mar que estava gelado pra caramba...troquei umas idéias com o Marildo e sua família e fomos embora para a Praia Grande......e que 2009 seja repleto de novos encontros com amigos e corredores, pois o prazer é enorme.....(só a multa que tira um poko do tesão mas...rsrsrs...)....

Parte da Equipe Matungo, Pangaré e amigos

Galera aquecendo para a largada...

Olha que largada show....clique para ver...fantástica....

largada...

mais largada...
mais e mais largada...
praia...mar...sol....
Repare a galera ao fundo....
Eu na cola do pelotão...
ainda no pelotão...
Esse cara tentou chegar antes que eu...mas não conseguiu não....
Segunda volta..

Reta final.....

Água na cabeça.......pois o sol estava forte demais..
Olha eu entrando na segunda volta..

Pula...pula...filha da pula... só no pulo da água...

Clique para ver a minha chegada....

Patrícia na felicidade..
mais Patrícia...
Patrícia chegando...

Marildo na segunda volta...
Marildo chegando....dever cumprido...

Alongamento depois da corrida....essa dor nas costas está me matando.. acho que é problema de DNA

mais alongamento..
medalha bonita viu....camiseta linda..azul...olha o cara com ela do lado..
fotógrafa oficial das corridas...
minha mãe...
Andréa(machucada) e eu..

Depois da corrida nada como um banho de mar para tirar a zica...a canseira...

Olha isso...enquanto estávamos esperando a balsa na fila alguns aviões fizeram essa imagem no céu....certeza que é propaganda da "OI" né?? detalhe...reparem no pingo do "i".....os aviões fizeram até isso.....propagandinha cara heim....

5 comentários:

Unknown disse...

Grande Jerdal ! Parabéns por mais uma bela corrida, meu amigo. Independente desses 400 metros a menos, seu tempo foi excelente. Areia, mesmo não sendo fofa, segura um pouco e valoriza ainda mais essa sua performance.

Relato, mais uma vez, muito bem-feito e divertido. O pessoal que eu encontro nas corridas tem elogiado não só a sua capacidade como corredor, mas também como humorista, hehehehe ...

Bacana a medalha e a camiseta, hein ? Bem melhor que correr em troca de banana !!!

Então é isso, meu camarada. Manda ver aí nos treinos pra SS. Melhoras pra Andréa, que ela possa se cuidar bem e estar de volta em breve às corridas.

Abração !

Fábio

Anônimo disse...

O importante de tudo foi o divertimento e a companhia da rapaziada...o tempo...bem o tempo estava bom e com muito sol!
Espero a Andrea em 2009 com força total!!!
Um grande abraço amigo

BMW disse...

Fala Jerdal, passando pra desejar a você e a sua família um agradável Natal e um excelente 2009... valeu pelas visitas no meu blog e ter a paciência de ter lido alguns relatos de um simples corredor-recreativo rs... Que no próximo ano você bata todos os seus recordes, seja eles esportivos ou de vida. Sucesso. Um abrx, Michel

Jorge Cerqueira disse...

Meu amigo vc anda sumido hein, parabéns por mais um desafio completado e lhe desejo a vc e sua familia um ótimo 2009 e que Deus te abençoe e te ilumine lhe dando forças e saúde para correr muitos Kms.
Um forte abraço,

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

Osmir Foltran disse...

Olá Jerdal Alexandre Batista.
Procurando sobre calendários de
corridas na Net e tbém Cabreuva cai no seu Blog..
Eu tenho um Blog e um Calendário de corridas da região.
Sou de Piracicaba e olhando suas corridas cai na corrida da Enseada Guaruja(10 Km -7dez2008).
Achei uma foto que sai no fundo e já roubei.

Parabéns. Mais um corredor que adora o que faz.
Vou continuar vendo suas fotos que com certeza estou em outras

Grande abraços
Osmir Foltran
http://correreblogar.blogspot.com.br/