terça-feira, 2 de setembro de 2008

17. 5ª Meia Maratona Praia Grande

Corrida: 5ª Meia Maratona Praia Grande
Cidade: Praia Grande /SP
Data: 31/08/2008
Número: 926
Tempo: Chuvoso com sol no final
Distância: 21,097 km
Tempo líquido: 01:34:56hs
Velocidade Média: 13,33 km/h
Pace: 00:04:30hs
Participantes: 1445 Colocação geral: 414/1445 (28,65%)
Colocação Categoria: 70/173 (40,46%)



Agora sim comecei a sentir o que é uma maratona.....depois da estréia em “meia” pude perceber a dificuldade que deve ser completar uma maratona pois se em 21 km até sangrei imagina 42? É meus amigos após ter pego a medalha fui ao encontro dos meus familiares e me perguntaram o que era aquela marca vermelha na camiseta, então pude perceber que havia sangrado “nos mamilos”....eu senti um incomodo ao longo da corrida mas acho que com a adrenalina que estava isso não afetou em nada meu desempenho.

Bom o final de semana na Praia Grande começou no sábado e na verdade o plano de encontrar com meus amigos foi por água abaixo pois em virtude de um aniversário no sábado não pude chegar a tempo na pizzaria nem para tomar um sorvete pois meus amigos Fábio & Fábio estavam de saída com suas esposas e olha que vim rápido mais mesmo assim só deu tempo de dar um abraço neles e mais nada. Mas tudo bem não faltará oportunidades. Ficamos de nos encontrar às 08:00hs num batlocal e advinha???? Todos nós atrasamos e acabei encontrando o Fábio na fila para pegar o KIT com uma única diferença...a minha tinha uns 3 corredores na frente....a dele tinha uns 30.....rsrsrsrsrs......ainda bem pois eu estava nervoso demais para esperar 30......e ele como é “macaco véio” “maratonista” poderia esperar pois o psicológico dele com certeza não estava tão abalado quanto o meu. Coloquei o chip no tênis e o número na camiseta e comecei o alongamento...logo encontrei com os Fábio & Fábio e resolvemos fazer um aquecimento de 10 minutos afinal não poderíamos aquecer tanto pois 21km nos esperava para “aquecer”...”desaquecer”.. “queimar”....”fritar”.....rsrsrsrs. Demos aquele jeitinho brasileiro e pulamos a grade e nos posicionamos no meio do pelotão....”.coisa de brasileiro que quer levar lucro sobre os outros que estavam lá mais de meia hora....kkkkkkkkkk” mas tudo bem...e instantes antes quem aparece??? o nosso amigo Marildo com a filha e amigos Matungo.....pularam a grade “claro” e juntaram-se a nós.....Impressionante a quantidade de pessoas participando de meia maratona pois são 21 km e só quem corre sabe o quanto é difícil mas mesmo assim a galera estava animada mesmo com chuva e piso molhado. Dada a largada procurei ultrapassar aqueles que estavam numa velocidade muito baixa (não que a minha seja altíssima) mas procurei ganhar posições e encontrar um caminho mais aberto pois não suporto ver multidão correndo à minha frente....é como estar na estrada atrás de caminhão...detesto isso....ou deixa o caminhão ir embora ou ultrapassa logo .....rsrsrsrs... resolvi realizar a 2ª opção e assim fui indo.....passei no primeiro km com 00:04:33......pela multidão e tal até que tava bom e tentei seguir esse ritmo.....tenho um defeito que preciso corrigir que é sair muito forte em todas as corridas, embora nessa especificamente não paguei caro por isso pois consegui manter o ritmo até o final...passei pelo km 2 com 00:09:25.....km 3 com 00:13:20...no km 4 já havia ultrapassado uns 200 corredores tranqüilo e pensei comigo mesmo......e agora??? Paro ou continuo......?? pensei......se quebrar lá pelo km 12,,,15,,,,eu vou no trote e boa.....continuei no ritmo de 00:04:35 por km.......nesse km 4 quando tentei ultrapassar um corredor “magrinho” ele apertou o pé e não deixou entrando na minha frente impondo respeito.....daí pensei......beleza......vou seguir o ritmo dele e ver no que vai dar.......interessante que ele ultrapassava os blocos pela esquerda e eu pela direita.....e assim foi....km 5......6......7......8.....9.. ele abria uns 10 metros e eu logo alcançava......o mais impressionante nessa corrida é que no km 8 nem ofegante estava...o que me ajudou é que entrei com a cabeça preparada para os 21 km.....tomei um gel para cumprir tabela nesse km e continuei seguindo o “coelho”......quando percebi observei o pessoal indo para esquerda.....era o retorno....nossa......ao mesmo tempo que sabia que ali era o km 10 nem acredita que estava inteiro daquele jeito...passei pelo km 10 e olhei para o relógio...incrível......00:45:37.....um dos meus melhores tempos nos 10km......pensei.....ou vou quebrar ou vou ao encontro da glória.......não da Glória Maria......a glória mesmo.....kkkkkkkkkk......quando pegamos a avenida da praia lá estavam a torcida toda....como isso incentiva a gente viu...pessoas batendo palmas para pessoas que nunca viram........tinha até um gordão incentivando a galera...claro com um copo de cerveja na mão.....isso faz a diferença. Passando pelo km 12 comecei a sentir um pouco de cansaço....nada muito forte mas meus pulmões começaram a xiar......pedindo mais oxigênio.....passei pelo km 13 e olhei para o relógio....00:58:30.....pensei......se conseguir manter esse ritmo vou fazer um bom tempo pois pelos meus cálculos meu tempo seria 01:50:00 isso na melhor das hipóteses pois nunca havia corrido 21km direto nem em treinos, porém quando se está na corrida tiramos forças desconhecidas de dentro da cartola né???? No km 14 esse coelho resolveu usar a mesma tática que estava usando e começou a seguir um outro coelho...na verdade esse outro era meio que lebre...... kkkkkkkkk..... começamos um duelo fantástico...aliás...um trielo.....lebre cortando todo mundo....o coelho atrás.....e eu (o elefantinho) tentando acompanhar os meliantes....era um na cola do outro....se o primeiro caísse iam todos para o chão e todos olhavam pensando.....esses devem ser aqueles sombras da TV, mas mesmo assim resolvi acompanhar até onde dava.....assim foi no km 15....16.....17.....no km 18 o coelho me ofereceu gel e conversamos um pouco e comentei que estava na cola dele desde o km 4 e ele respondeu com um sorriso meio amarelado.....”é eu percebi e vamos até o fim heim??” eu respondi...beleza......mal sabia eu o que ele ia fazer......chegando no km 19 ele simplesmente apertou o passo e ultrapassou a lebre e eu fui no vácuo dele pois pensei comigo mesmo “se eu quebrar aqui no km 19 faltam apenas mais 2...vamu que vamu...” mas mesmo assim ele começou a se distanciar...distanciar......e não consegui mais alcançá-lo.....e no km 20 lebre também me passou.....ficando o elefantinho em 3º colocado mesmo....tá baum.....no km 21 vem aquela sensação de que o último km tem uns 3 mil metros......eta km triste viu...nos últimos metros dei um sprint pois queria fechar em menos de 01:35 e consegui com um tempo líquido de 01:34:56.....quase que minha irmã perdeu minha chegada pois ela estava esperando 01:50 mais ou me nos......quase que enganei a torcida.....kkkkkkk.....depois que cheguei fiquei na torcida daqueles que ainda estavam na batalha.....gravei a chegada de alguns amigos Fábio & Fábio e da amiga Patrícia e me dirigi ao pátio que havia no local e encontrei com todos para tirar algumas fotos e conversar sobre a corrida. Foi uma corrida fantástica com chuva e sol......pontos de água a cada 3 km e organização muito boa se não fosse o tumultuo na entrega do kit....falar em água lembrei de uma coisa.....no km 3 tava uma chuva até que bravinha e simplesmente um cara na minha frente pegou um copo d´agua, abriu e jogou na cabeça.....kkkkkkkkkk.....imagina o estado de stress desse cara porque com a chuva que estava o cara jogando água na cabeça? Eu até torcia a camiseta para ficar mais leve devido a água....corrida a gente vê de tudo mesmo...e aqueles caras que desistem por N motivos e ficam andando mancando com a mão na coxa para mostrar que está no sacrifício.....mas vale tudo e hoje volto aos treinos afinal no próximo domingo terá corrida.....na minha cidade Natal ..Salto/SP......a corrida se chama MINI MARATONA......irônia do destino.....depois de correr uma meia (21km) correr uma mini.....1/3 da meia.....7km.....vou em busca do meu record......afinal qualquer tempo nessa tá valendo pois nunca participei de nenhuma de 7 km mesmo......rsrsrsrsrs.. Infelizmente a Andréa não participou dessa meia maratona pois não sabia que ela ia querer correr e não fiz a inscrição mas não faltará oportunidades. Domingo mesmo ela vai correr em Salto comigo.....em busca de record´s.... Não posso deixar de parabenizar todos meus amigos que participaram dessa corrida. O Fábio maratonista que atingiu seu segundo melhor tempo em meia maratona, o Fábio Matheus que assim como eu participou da sua primeira meia maratona, o Marildo que conseguiu completar a prova sem andar e muito menos desistir devido as dificuldades nos treinos, a Patrícia filha dele que mesmo sozinha encarou os 10km. Enfim foi um final de semana fantástico. Agora o que me resta é treinar para encarar 42 km..quem sabe Maratona de SP em junho de 2009......afinal 21km perdeu a graça.....rsrsrsrs...

Apesar de destestar o BRADESCO..fazer o que né? foto é foto...

Olha o Tempo mandando recado antes da largada

Marildo na largada...

Repare o sangue "jorrando do mamilo direito"..rsrsrs..isso que é garra..

Fábio na reta final ao lado do queniano WILLY KANGOGO KIMUTAI...

Conferindo o PACE...

Solange em sua estréia...ela participou da caminhada...mas note na foto que estava dando um leve trote...é isso aí garota.....essa tem futuro...
Olha a Patrícia aí..enfrentou os 10km sozinha....isso que é determinação..parabéns..


Olha outro estreiante na meia maratona........fiquei sabendo que estava quase desistindo de tanto AGAÇO....é assim mesmo...o negócio agora é treinarmos para a maratona.....esse formou a dupla Fábio & Fábio com o outro...bom nome para dupla sertaneja heim???

Concentração.....

Olha mais um da equipe Matungo, Pangaré e amigos aí.....
mais amigos.. Grande Marildo......olha que postura heim????parabéns por ter completado sem andar e o mais importante de tudo...chegando inteiro.....é...nem tanto né??
Olha isso....parace o Stalone ou não???
Repare o olhar do queniano ao ser ultrapassado pelo meia maratonista ...rsrsrs...não gostou muito não..
Na reta final... Como diz o meu amigo Fábio....sangue no zóio....no meu caso foi sangue na teta.....kkkkkkk

Sprint para a glória....
Assim que cruzei o tapete....olha a cara do meliante.....se bem que cheguei meio que inteiro nessa corrida viu......
Oxigênio urgente...

Olha o dragão......o cão policial da baixada....contra drogas e mulher feia chame ele......tem até colete à prova de bala.......xique heim???

Equipe de apoio...sem esses não tem foto galera...e muito menos o principal......a compania.....força....faltou meu pai......

Olha essa medalha...coisa mais linda...adorei..Guilherme, Fábio e eu após a prova...

2ª Família.....Equipe Matungo, Pangaré e amigos...pessoas magníficas....todos sem excessão....

Clique para ver minha chegada....olha a velocidade.....

r

Olha que coisa mais linda.....

Amigos....vejam o vídeo que fiz para todos.....

4 comentários:

Unknown disse...

Pô, Jerdal, sem palavras, cara !!! Você matou a pau ! Eu tinha falado pra você caprichar aqui no blog, mas também não precisava ser tanto ...

Além de ter feito uma corrida espetacular e mostrado o quanto você tem talento pra coisa, arrebentou também no relato, um show de descrição do que foi esse seu grande momento como corredor, que é a estréia nos 21 Km.

Fico feliz e te agradeço pra caramba por ser mencionado no texto e por estar nesse belíssimo vídeo em que você homenageia os novos amigos. Quem merece as homenagens, na realidade, é você, não só por ser um tremendo corredor, mas principalmente por ser um cara bacana pra caramba, generoso e amigo. Parabéns, meu camarada, por tudo o que você demonstrou nesse domingo e depois dele.

E aquele meu convite pra Porto Alegre 2009 não é da boca pra fora não, viu ? Vamos juntos nesse pra você detonar nos 42 Km. É só ter vontade e se preparar.

Um grande abraço !

Fábio

Anônimo disse...

Fala aí Jerdal!!!

Primeiro prazer em conhece-lo neste fim de semana mágico !!

Estou até agora curtindo a alegria que foi correr e estrear na temida distância dos 21,097km.

Valeu, foi muito bom.

Parabéns pelo seu "tempaço" impressionante a sua raça!! Com um tempo desses, treinando mais um pouco, a maratona será tirada de letra.

Obrigado pelas citações, fotos, videos, enfim, toda a multimídia do seu excelente blog, que até então eu nao conhecia.

Como vc falou, oportunidades nao faltarão e vamos marcar uma pizzada qquer dia !

Grande abraço!
Fabio Matheus

Anônimo disse...

Jerdal cara...falar o que?
Teu texto está demais...
Saber que vc nos considera sua 2ª familia é muita responsabilidade!
Olha as vezes a gente conhece uma pessoa e sabe que aquela amizade vai ficar para sempre e que só tende a aumentar e é o caso...
Vc realmente é um cara especial e merece toda a felicidade que esta curtindo nesse momento.
Legal saber que nós Matungos e Pangarés estamos nessa contigo e com a Andréia e sua familia.
Valeu mesmo pelo fim de semana que passou e estamos com certeza esperando vc para uma próxima.
Estaremos sentindo sua falta no dia 14/09 mas com certeza lembraremos de vc em nossa confraternização.
Vc sabe que será sempre muito bem vindo e que se conseguir dar aquele dirble na festa do dia 14 e comparecer por aqui...fará a alegria de todos nós.
Um grande abraço amigão!

Unknown disse...

Jerdal... amei o texto!!
Nossa, o que falar da sua força e determinação... nem dá!!
Eu ainda continuo próxima da ambulância... mas sinto um prazer enorme em estar participando junto com vocês... pessoas tão especiais!! AMIGOS... Agradeço por ter conhecido vocês... Espero um dia chegar perto de ser uma corredora... mas sinto que isso tem que acontecer de maneira sólida e sem traumas... risos!! Por enquanto vou curtindo o fundão... mas fazendo presença nos eventos e representando a equipe feminina!! Andréia... tamos aí hein!!? Um grande abraço e obrigada mesmo pelas fotos, pelo apoio e pela torcida... é recompensador e emocionante ver os amigos na chegada!!!